Escolha uma Página

Curiosidades

O que é Podologia?

Podologia é uma área especializada em tratar afecções dos pés como calos, calosidades, unhas encravadas, fissuras nos calcanhares, e correção da lâminas (unhas)

Reflexologia

A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

Podoprofilaxia

É assepsia dos pés, corte correto das lâminas (unhas), retiradas de calos simples e calosidades, lixamento plantar e lâminar e hidratação.

Hidratação profunda dos pés

É aplicação de parafina, para reduzir o ressecamento

Podopatologias

Podopatologias são doenças que acometem os pés. As podopatologias que o podólogo tem autonomia para prevenir e cuidar são as podopatias superficiais, são elas:

– Unha Encravada (Onicocriptose)

– Micose de Unha (Onicomicose)

– Fissuras Plantar

– Frieira (Tínea Pedis)

– Calos e Calosidades

– Queratodermia Plantar

– Bicho de Pé (Túngíase)

Unha Encravada (Onicocriptose)

É a penetração da unha ou de parte dela na pele, provocando um ferimento e permitindo a entrada de bactérias, originando um processo infeccioso. Essa lesão causa muita dor e dificuldade para andar, principalmente em uso de sapatos apertados.

Micose de Unha (Onicomicose)

É uma doença provocada por fungos dermatófitos, estes fungos se alimentam de queratina um dos principais componentes da unha.

Verruga Plantar (Olho de Peixe)

Verrugas são proliferações epiteliais benignas provocadas pela infecção da pele por vírus pertencentes à família dos vírus classificados como vírus de papilomas humanos (HPV).

Fissuras Plantar (rachaduras nos pés)

É uma lesão por solução de continuidade, uma fenda superficial ou profunda na pele, que pode ocorrer por ressecamento de pele, excesso de peso e falta de hidratação.

Calos e Calosidade

Calos são lesões causadas pelo espessamento da camada mais superficial da pele, a camada córnea. Há muitos tipos de calos e de acordo com a localização, tamanhos e consistência, eles recebem um nome. Para tratar um calo basta desbastá-lo regularmente e retirar a causa, dependendo do local, ele pode desaparecer.

Queratodermia Plantar

São espessamentos da pele em áreas da palma da mão e da planta do pé, que formam placas de pele grossa e amarelada. Esse espessamento é um acúmulo de queratina.

Bicho de Pé (Túngíase)

O causador da Tungíase é um tipo de pulga chamada Tunga penetrans, esta pulga habita lugares secos e arenosos, zonas rurais, currais, chiqueiros e galinheiros. O ser humano e os suínos são os hospedeiros habituais desse parasito. a tungíase provoca uma coceira (prurido).

Frieira (tinea pedis)

Interdigital é caracterizada por eritema (área vermelha), maceração e descamação da pele levando à fissuras, prurido (coceira) e às vezes pequenas vesículas.